quinta-feira, março 29, 2018

Globicetus hiberus: a bizarra baleia-de-bico com uma esfera na cabeça

Reconstrução do zifídeo fóssil Globicetus hiberus por Ceri Thomas – CC BY NC, disponível em http://alphynix.tumblr.com/image/159422852817
Globicetus hiberus é um cetáceo Ziphiidae  do Mioceno de Portugal e Espanha. O holótipo é um crânio recolhido ao largo das Berlengas.

Os zifídeos (Ziphiidae) são odontocetes com 21 espécies actuais o que faz a segunda família mais numerosa de cetáceos (a seguir aos delfinídeos), apesar de muito raros. Os zifídeo eram o grupo de odontocetes com maior diversidade durante o Miocénico. Possuem dimensões apreciáveis (de 4 a 12,8 metros para a baleia-bicuda-de-baird, para um peso de 1 a 10 toneladas). Podem também ser chamadas de baleias-de-bico ou zífios.

O mais extraordinário no Globicetus é a estrutura esférica, de osso sólido, no crânio que parece ser um órgão sexual secundário tal como a cauda de um pavão ou as hastes de um veado.

O holótipo de Globicetus hiberus está em exposição no Museu da Lourinhã, em Portugal.


Referências
 Bianucci G., Miján I, Lambert O., Post K. & Mateus O. 2013. Bizarre fossil beaked whales (Odontoceti, Ziphiidae) fished from the Atlantic Ocean floor off the Iberian Peninsula. Geodiversitas 35 (1): 105-153.
Muchagata, J., & Mateus O. (2016). Sexual display and rostral variation in extinct beaked whale, Globicetus hiberus. XIV EAVP Meeting. 136., Haarlem, The Netherlands: XIV EAVP Meeting, Programme and Abstract Book

Sem comentários: