quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Dinossauros mudavam entre corrida e andar de forma mais sauve que os humanos

Sabemos que a locomoção dos primeiros dinossauros era bípede, caminhando e correndo sobre as patas traseiras. Actualmente há três grupos principais de vertebrados que caminham regularmente sobre as duas patas: humanos, aves e cangurus. Estes últimos saltam e as pegadas indicam que essa não era a forma de locomoção dos dinossauros. Seria a locomoção dos primeiros dinossauros mais parecida a dos humanos ou das aves?
Aprender como os dinossauros de terópodes extintos e não avianos se mexiam é importante porque esta é a linhagem de deu origem às aves. As pegadas fósseis fornecem a evidência mais direta para responder a essas perguntas. No estudo por Phillip J Bishop e colegas (2017) mediram a largura do passo em relação à velocidade nos trilhos de terópodes não avianos do Triásico. Os dados foram comparados com humanos e 11 espécies de aves corredoras.
Os testes de permutação da inclinação mostraram que a largura do passo diminuiu continuamente com o aumento da velocidade nos terópodes extintos e em cinco espécies de aves. Os seres humanos, em contrapartida, diminuem a largura do passo na transição de andamento. Nos bípedes modernos, esses padrões refletem o uso de um repertório locomotor descontínuo, caracterizado por marchas distintas (nos humanos), ou por um repertório locomotor contínuo, com uma transição suave entre correr e andar (nas aves).


Transição entre o andar e a corrida (Bishop et al, 2017) 
Os terópodes não-avianos tinham uma transição contínua e suave entre o andar e o correr. Assim, características que caracterizam a locomoção terrestre aviana começaram a evoluir no início da história dos terópodes.

Este estudo inclui o autor Luis Pardon Lamas, da Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa.


Bishop, P.J., Clemente, C.J., Weems, R.E., Graham, D.F., Lamas, L.P., Hutchinson, J.R., Rubenson, J., Wilson, R.S., Hocknull, S.A., Barrett, R.S. and Lloyd, D.G., 2017. Using step width to compare locomotor biomechanics between extinct, non-avian theropod dinosaurs and modern obligate bipeds. Journal of The Royal Society Interface, 14(132), p.20170276.
http://rsif.royalsocietypublishing.org/content/14/132/20170276

Sem comentários: